KATANA

HOME

A KATANA
HISTÓRIA
CONFECÇÃO

NA MÍDIA

KENJUTSU
IAIJUTSU

LINKS

A habilidade notória e inigualável dos samurais no combate com espada é mundialmente conhecida. Tanto na literatura quanto no cinema, através dos filmes do consagrado diretor Akira Kurosawa, onde é mostrado na figura do samurai, que o manejo do katana transcende para um estado de arte, um caminho a ser trilhado.

O Iaijutsu é a arte de desembainhar o katana contra um oponente imaginário de uma forma rápida, precisa e eficiente. Originalmente, era uma prática essencial da qual podia depender a vida do lutador. Simboliza a essência da perfeição nas artes marciais, pela sua simplicidade, precisão e poder.

A sua prática demanda muita concentração, presença de espírito e equilíbrio que são desenvolvidos ao longo dos treinos. As sequências realizadas no Iaijutsu podem ser divididas em quatro fases: Nukitsuke, Kiritsuke, Tiburi e Noto. Contudo esta divisão faz-se notar de maneira sutil em que a correta execução dos movimentos forma um ciclo fechado e harmonioso.

Nukitsuke, a primeira fase, é onde o praticante, percebendo a intenção de ataque do oponente, desembainha o katana visando cortá-lo antes que o adversário desfira o golpe. A concentração aliada a uma respiração correta é muito importante pois dependendo da sequência executada, o número de adversários e a direção de onde os golpes provêem são extremamente variados.

Kiritsuke é a fase a que se segue o Nukitsuke e é onde ocorre o corte propriamente dito. O golpe deve ser desferido com firmeza para que seja preciso e eficiente visando frustar qualquer reação do oponente.

Tiburi, a terceira fase, é onde após a derrota do adversário, é realizado o movimento para limpar o sangue do katana. Dependendo do estilo e da sequência, existem vários movimentos diferentes para realizar o Tiburi.

Noto, a última fase que fecha o ciclo da sequência, é onde o katana é embainhado após a derrota dos oponentes. Apesar de ser o encerramento da sequência, é importante ressaltar que a concentração e a prontidão devem ser constantes pois o ciclo pode se reiniciar a qualquer momento. Afinal o samurai tem de estar sempre preparado e sereno.


Para mais informações sobre Iaijutsu como onde treinar e locais em sua cidade, visite o site do INSTITUTO NITEN.